Você sabia que o programa de qualidade 5S teve origem no esforço de donas de casa para que toda família ajudasse nos afazeres domésticos? Pois é, um povo de tradições milenares, o japonês, soube como amplificar o bom resultado dessas práticas, criadas por eles, e aplicá-las na gestão empresarial, levando o 5S para as empresas
A arrumacão da casa, em inglês housekeeping, é outro nome dado a este programa que se baseia em conceitos que formam um ciclo.
Os 5 sensos do programa 5S nas empresas
Os 5 “esses” que dão nome a este programa tem origem em palavras do idioma japonês:
- Seiri: Utilização
- Seiton: Arrumação
- Seiso: Limpeza
- Seiketsu: Padronização
- Shitsuke: Disciplina
Veja também: Entenda o que é o programa de qualidade 5s e sua importância no sucesso das empresas
Contexto do programa de qualidade 5S nas empresas do Japão
Durante os anos 60 o governo japonês decidiu que precisava melhorar a competitividade de sua indústria. Para isso, foi determinado que se deveria perseguir a qualidade a todo custo. E por que não aproveitar estes 5 conceitos já arraigados na cultura do país e disseminados por toda nação? Nesse contexto, o programa de qualidade 5S passou a fazer parte do cotidiano das empresas desse país, mostrando-se uma ferramenta simples e eficaz para tingir o objetivo proposto: a qualidade total.
Benefícios alcançados com o programa 5S nas empresas japonesas
- Redesenho dos processos
- Envolvimento dos profissionais em todos os níveis de gestão
- Melhora acentuada do clima organizacional
- Aumento da produtividade
- A indústria se tornou competitiva
- Melhoria da qualidade de vida
- Motivação dos colaboradores
- Processos mais eficientes
- Inclusão da indústria japonesa no cenário internacional
Atualmente, na busca de competitividade, as empresas usam uma gestão voltada para processos, com auxílio de ferramentas BPM como o HEFLO.
Saiba mais: Housekeeping e 5s: você conhece a diferença?
Entenda os 5 conceitos do programa 5S nas empresas
Seiri
Significa utilização. O seu objetivo é retirar do local de trabalho, da área produtiva ou mesmo administrativa, tudo que não tiver utilidade e possa atrapalhar o bom andamento das operações e processos.
Seiton
Quer dizer arrumação. Leva em consideração a importância de se organizar o ambiente de trabalho de forma eficaz para que se possa dispor de materiais e insumos sem perda de tempo e em quantidades adequadas.
Seiso
Limpeza em português. Um conceito que pode parecer óbvio mas que muitas vezes é negligenciado. Consiste em manter o local de trabalho sempre limpo e asseado.
Seiketsu
Traduz-se por padronização. Como o próprio nome diz, deve-se criar um manual com normas e condutas bem definidas para manter e incorporar os 3 conceitos anteriores intrinsicamente integrados a cultura organizacional da empresa.
Shitsuke
O mesmo que disciplina em nossa língua. Garante que todos os níveis hierárquicos, sejam diretores, funcionários ou colaboradores, devem se envolver e ajudar, incentivando sempre a melhoria contínua.
Confira: Entenda o que é qualidade total e como ela está relacionada com a gestão de melhoria contínua