O programa de qualidade 5s é extremamente importante no âmbito do planejamento estratégico das organizações, uma vez que ele é a base para a implementação da gestão de qualidade total, uma obrigação para empresas que, em um mercado a cada dia mais concorrido, desejem sobreviver e fazer seus negócios prosperarem.
E se você como gestor deseja que a sua empresa acompanhe a evolução da economia e dos negócios, estando sempre forte, competitiva e se sobressaindo à concorrência, então você precisa saber do que se trata o programa de qualidade 5s e adicioná-lo à sua metodologia de gestão o quanto antes.
O que exatamente é o programa de qualidade 5s?
O programa de qualidade 5s refere-se a uma série de técnicas desenvolvidas no Japão, originalmente utilizadas por donas de casa no intuito de manter todos os membros de uma família comprometidos com o zelo, organização e administração do lar. Por esse motivo ele também é conhecido como housekeeping, uma expressão que traduzida para o português significa, literalmente, manutenção da casa.
O programa de qualidade 5s recebe este nome em função das iniciais de cada uma das cinco técnicas que o constituem. Essas técnicas são baseadas em sensos com conceitos e objetivos próprios que se interligam entre si e formam um ciclo. São eles:
- Seiri (Utilização) – separar o necessário do desnecessário.
- Seiton (Arrumação) – colocar cada coisa em seu devido lugar.
- Seiso (Limpeza) – limpar e cuidar do ambiente.
- Seiketsu (Padronização) – criar regras para manter a limpeza e arrumação.
- Shitsuke (Disciplina) – comprometer-se, transformando as regras em hábitos.
Mas como uma metodologia inicialmente utilizada por donas de casa veio a se tornar tão importante para empresas do mundo todo?
O programa de qualidade 5s foi essencial para reconstruir a economia japonesa após a Segunda Guerra Mundial
Ocorre que na década de 60, alguns anos após o término da Segunda Guerra Mundial, o Japão estava em um período de reconstrução e enfrentando a chamada crise de competitividade.
A indústria ia de mal a pior e seus líderes detectaram a necessidade de redesenhar todo o processo de produção desde a sua base, com foco total na qualidade. Com esse novo plano estratégico em mente, os industriais japoneses perceberam que o programa de qualidade 5s seria perfeito, pois a médio e longo prazo ele poderia causar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos, dos diretores aos operários.
Através do programa de qualidade 5s, as fábricas conseguiram muito rapidamente melhorar o clima organizacional e trazer de volta a motivação de todos os seus funcionários, que com mais qualidade de vida aumentaram a produtividade e a eficiência e fizeram as indústrias japonesas voltarem a ser competitivas no cenário internacional, fator importantíssimo para impulsionar a economia do país.
O programa de qualidade 5s aplicado na gestão de negócios
Com o sucesso do programa de qualidade 5s nas fábricas japonesas, ele passou a ser utilizado por empresas de outros setores daquele país e posteriormente foi copiado por organizações do mundo todo, que passaram a buscar o aumento da produtividade e a redução de custos com processos mais eficientes e eficazes e ambientes de trabalho mais favoráveis, organizados e agradáveis.
Na gestão de negócios, os conceitos do programa de qualidade 5s podem ser entendidos da seguinte maneira:
- Seiri (Utilização) – tirar do local de trabalho tudo que não tiver utilidade.
- Seiton (Arrumação) – organizar o ambiente de trabalho de forma eficaz.
- Seiso (Limpeza) – manter o local de trabalho sempre limpo.
- Seiketsu (Padronização) – criar uma cartilha com normas e condutas claras para manter e incorporar estes três sensos à própria cultura da empresa.
- Shitsuke (Disciplina) – todos os diretores, funcionários e colaboradores devem se envolver e ajudar, incentivando a melhoria contínua.
Não importa o tamanho da empresa ou o seu ramo de atuação, ao implantar o programa de qualidade 5s à metodologia de gestão ela terá ótimos ganhos em qualidade, organização e otimização.
Agora que você já sabe o que é o programa de qualidade 5s, veja também o conceito de BPM e entenda como ele se conecta à gestão integrada de processos.
1 Comentário. Deixe novo
Muito Bom!