O programa de qualidade 5s é extremamente importante no âmbito do planejamento estratégico das organizações, uma vez que ele é a base para a implementação da gestão de qualidade total, uma obrigação para empresas que, em um mercado a cada dia mais concorrido, desejem sobreviver e fazer seus negócios prosperarem.
E se você como gestor deseja que a sua empresa acompanhe a evolução da economia e dos negócios, estando sempre forte, competitiva e se sobressaindo à concorrência, então você precisa saber do que se trata o programa de qualidade 5s e adicioná-lo à sua metodologia de gestão o quanto antes.
O programa de qualidade 5s refere-se a uma série de técnicas desenvolvidas no Japão, originalmente utilizadas por donas de casa no intuito de manter todos os membros de uma família comprometidos com o zelo, organização e administração do lar. Por esse motivo ele também é conhecido como housekeeping, uma expressão que traduzida para o português significa, literalmente, manutenção da casa.
O programa de qualidade 5s recebe este nome em função das iniciais de cada uma das cinco técnicas que o constituem. Essas técnicas são baseadas em sensos com conceitos e objetivos próprios que se interligam entre si e formam um ciclo. São eles:
Mas como uma metodologia inicialmente utilizada por donas de casa veio a se tornar tão importante para empresas do mundo todo?
Ocorre que na década de 60, alguns anos após o término da Segunda Guerra Mundial, o Japão estava em um período de reconstrução e enfrentando a chamada crise de competitividade.
A indústria ia de mal a pior e seus líderes detectaram a necessidade de redesenhar todo o processo de produção desde a sua base, com foco total na qualidade. Com esse novo plano estratégico em mente, os industriais japoneses perceberam que o programa de qualidade 5s seria perfeito, pois a médio e longo prazo ele poderia causar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos, dos diretores aos operários.
Através do programa de qualidade 5s, as fábricas conseguiram muito rapidamente melhorar o clima organizacional e trazer de volta a motivação de todos os seus funcionários, que com mais qualidade de vida aumentaram a produtividade e a eficiência e fizeram as indústrias japonesas voltarem a ser competitivas no cenário internacional, fator importantíssimo para impulsionar a economia do país.
Com o sucesso do programa de qualidade 5s nas fábricas japonesas, ele passou a ser utilizado por empresas de outros setores daquele país e posteriormente foi copiado por organizações do mundo todo, que passaram a buscar o aumento da produtividade e a redução de custos com processos mais eficientes e eficazes e ambientes de trabalho mais favoráveis, organizados e agradáveis.
Na gestão de negócios, os conceitos do programa de qualidade 5s podem ser entendidos da seguinte maneira:
Não importa o tamanho da empresa ou o seu ramo de atuação, ao implantar o programa de qualidade 5s à metodologia de gestão ela terá ótimos ganhos em qualidade, organização e otimização.
Agora que você já sabe o que é o programa de qualidade 5s, veja também o conceito de BPM e entenda como ele se conecta à gestão integrada de processos.
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…