É notório como a área da saúde no Brasil se caracterizou, nos últimos anos, pelo surgimento de inúmeras novas clínicas e unidades hospitalares em todas as regiões do país.
Este é um cenário de grandes oportunidades para as empresas de saúde privada, que com o crescente aumento da demanda possuem as condições perfeitas para crescerem, melhorarem seu desempenho organizacional e atenderem cada vez mais novos pacientes e clientes.
Mas, por outro lado, há uma contrapartida nisso tudo. Em determinados hospitais, o fluxo de atendimento é tão alto que muitas vezes as pessoas relatam problemas dos mais variados tipos com o atendimento: o elevado tempo de espera nas unidades, a demora em se marcar consultas e até mesmo ambientes desorganizados são algumas das reclamações mais ouvidas.
Fica a dúvida: como a rede de saúde privada pode acompanhar uma demanda que não para de crescer sem a perda de qualidade e dos níveis de excelência no atendimento?
A resposta está no controle de qualidade hospitalar. Saiba mais a seguir.
Veja também: Como melhorar a gestão hospitalar por meio de processos
CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar no Brasil
No Brasil há um programa de controle de qualidade hospitalar conhecido pela sigla CQH, que significa justamente Compromisso com a Qualidade Hospitalar.
A participação neste sistema é feita de forma voluntária pelos hospitais, mas a adesão só tem aumentado nos últimos tempos, uma vez que ele é recomendado pelas principais associações médicas do país, como o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, por exemplo.
De acordo com o site oficial do programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar (http://www.cqh.org.br/portal/pag/inicial.php), o CQH é:
“Um programa de adesão voluntária, que tem por objetivo contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar no Brasil. O CQH estimula a participação e a autoavaliação e contém um componente educacional muito importante, que é o incentivo à mudança de atitudes e de comportamentos. O programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar busca incentivar o trabalho coletivo, principalmente o de grupos multidisciplinares, no aprimoramento dos mais variados processos de atendimento.”
Confira o que as unidades de saúde ganham ao aderirem ao programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar
- Modelo de Gestão para a qualidade
- Benchmarking com pelo menos 100 hospitais do Estado de São Paulo
- Reuniões periódicas de orientação e troca de experiências
- Participação em eventos sobre qualidade
- Assessoria específica sobre controle da infecção hospitalar
- Pesquisa junto aos usuários
- Visitas periódicas de avaliação por equipe técnica
- Reconhecimento da conformidade (Selo)
- Prêmio Nacional da Gestão em Saúde – PNGS
Veja também: As vantagens da utilização de BPM na gestão de clínicas médicas