Shared services são serviços compartilhados, do inglês. Na verdade, para se empregar este conceito, se desenvolve na empresa um Centro de Serviços Compartilhados com o propósito focalizar os esforços da organização em suas atividades fim, aquelas que realmente agregam valor. Assim, este modelo de operação encara os processos como Produtos/Serviços integrados e para tal é preciso:
Tudo isso por meio de práticas de apoio e sistemas comuns. Este é o segredo dos shared services: como diz o nome, compartilhar e integrar aqueles processos que não são o foco de atuação da empresa, permitindo que os objetivos estratégicos ganhem mais relevância.
E para tornar um CSC realidade em sua empresa, um sistema de BPM trará ainda mais agilidade, confiabilidade e transparência a esse esforço.
Relembre conceitos: O que é gestão de processos organizacionais?
Ao se adotar um Centro de Serviços Compartilhados (CSC), diversas vantagens, benefícios e ganhos administrativos são conferidos a várias áreas da empresa. Do nível operacional ao estratégicos, passando pelo tático, shared services trazem ganhos para os processos e para os resultados. Vamos, a seguir, detalhar como este modelo organizacional baseado em shared services afeta positivamente cada um dos níveis de gestão operacional.
Com a adoção dos Centros de Serviços Compartilhados consegue-se perenizar o conhecimento corporativo desenvolvido ao longo do tempo, o que permite reutilizar práticas e processos em outras áreas e departamentos e diminuir a dependência de terceiros envolvidos na operação.
Com isso, a atividade fim da empresa, seu core business, pode ser o foco das atenções. Outra vantagem dos shared services é a consolidação de KPIs, permitindo aos níveis estratégicos de gestão uma análise mais holística e integrada dos resultados.
Como os processos são compartihados, as informações também são, trazendo mais transparência e facilidade para a melhoria contínua, além de dar mais clareza as responsabilidades, permitindo um acompanhamento mais efetivos do desempenho dos gerentes. Com isso, estes profissionais buscam mais especialização e domínio dos processos, beneficiando-se da padronização das atividades e procedimentos.
Com a organização dos processos e atividades com base numa visão de serviços que podem ser compartilhados, consegue-se redução de custos de mão de obra e mais eficiência e eficácia.
Veja um case de sucesso: ITMSS inova com criação de Shared Services baseado em BPM
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