Esta famosa citação é de autoria de Peter Ferdinand Drucker, renomado escritor, professor e consultor austríaco que é considerado até hoje o pai da administração moderna. Mas o que a célebre frase de Peter Drucker tem a ver com KPI?
A sigla KPI corresponde ao termo inglês “Key Performance Indicator”, que traduzido para o português significa, literalmente, “Indicador Chave de Desempenho”.
KPI’s são ferramentas de gestão largamente utilizadas por empresas do mundo todo para medir e avaliar o desempenho de seus processos e gerenciá-los da maneira mais eficaz e eficiente possível, visando à conquista das metas e objetivos previamente estipulados pelas organizações.
Existem diversos tipos de indicadores de desempenho, cada qual com uma finalidade diferente para uma circunstancia diferente. Essas ferramentas podem ser quantitativas ou qualitativas, significando que, dependendo da intenção do gestor e dos tipos de KPI escolhidos, elas podem tanto avaliar numericamente os processos como mensurar a qualidade com o qual estão sendo executados.
Além de serem poderosas ferramentas de gestão de processos, os KPI’s também funcionam como veículos de comunicação organizacional, pois através deles o desenvolvimento das empresas é compartilhado com colaboradores de diversos níveis hierárquicos.
Desta forma, os diferentes tipos de indicadores de desempenho ajudam a transmitir simultaneamente a missão, a visão e os valores das empresas a seus funcionários, mantendo-os integrados e fazendo com que eles entendam a importância de suas funções dentro de um contexto coletivo.
Atualmente são diversos os tipos de indicadores de desempenho à disposição dos gestores, que escolhem quais e quando utilizarem conforme as necessidades e o planejamento das empresas.
Para facilitar o processo de tomada de decisão, o método mais utilizado é o Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho), pela sua capacidade de integrar as ações Estratégicas, Operacionais e Organizacionais de uma empresa, possibilitando simultaneamente a definição das estratégias empresariais, a gestão do negócio, o gerenciamento dos serviços e o foco total na qualidade.
Alguns dos principais tipos de indicadores de desempenho são:
Há também alguns tipos de indicadores de desempenho utilizados exclusivamente por empresas atuantes em negócios online, como sites de E-Commerce ou Redes Sociais, como por exemplo:
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…