Em 2016, a famosa marca de cosméticos L’oréal cresceu nada menos que 33% de suas vendas online, depois de implementar uma série de esforços para qualificar e aumentar os conhecimentos de seus mais de 14 mil empregados sobre transformação digital.
Sim, também houve um forte investimento de mídia em canais digitais, mas, segundo um artigo da Harvard Business Review, o motivo por trás desse sucesso se deve mais ao envolvimento do empregados e sua capacitação em estratégias de transformação digital do que à maior exposição da marca na internet.
Para os autores do artigo, o sucesso da transformação digital não está na tecnologia, mas na maneira como as empresas se comunicam, organizam e capacitação seus colaboradores.
Para isso, eles sugerem 5 abordagens que vamos ver com mais detalhes nesta postagem.
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5 maneiras de capacitar seus empregados para a transformação digital
Existe hoje um consenso no mercado de que não há como construir uma empresa de sucesso se ela não abraçar a transformação digital.
Nesse sentido, muitas organizações estão investindo fortemente em tecnologia. Mas será esse o caminho?
É preciso mais que isso, sua empresa deve tornar seus colaboradores capazes de aproveitar o melhor da transformação digital em prol dos clientes da empresa, que já estão imersos no ambiente digital.
1- Comprometimento das lideranças
O primeiro passo deve ser deixar claro para toda a organização que as estratégias de transformação digital são uma decisão da alta hierarquia da empresa, com objetivos de longo prazo.
Isso deve se manifestar por meio de ações concretas, planos de ação e a criação de grupos estratégicos na área de transformação digital, sinalizando o comprometimento da organização nesse sentido.
2- Aproxime seus empregados dos consumidores
Cada vez mais as empresas estão tentando vender diretamente para seus clientes finais, por meio da internet.
Mas empresas acostumadas a lidar com distribuidores e varejistas, muitas vezes não conhecem tão profundamente os hábitos de compra e os comportamentos de seus consumidores.
Portanto, uma iniciativa de transformação digital, nesse sentido, não pode se resumir a criação de canais de vendas digitais.
É preciso promover o uso das novas tecnologias de BI, analytics e monitoramento do comportamento de usuário, seja nos canais de venda, nas mídias sociais ou outros pontos de contato online, para conseguir as informações necessárias sobre os desejos de seus clientes finais.
3- Proporcione meios de seus funcionários serem mais ágeis
Atualmente, com a evolução rápida tanto da tecnológica como do comportamento do consumidor, os processos de mudança organizacional precisam acompanhar esse ritmo.
E a maneira mais fácil de se conseguir isso é com a automatização dos processos e a criação de dashboards que permitam um acompanhamento ágil e em tampo real das vendas, acessos a blogs e redes sociais, abertura de e-mails, comentários de consumidores e outros indicadores.
A cultura de reuniões trimestrais ou mesmo mensais para avaliar o desempenho das ações e projetos e definir novas estratégias já não faz mais sentido, a tomada de decisão deve ser muito mais ágil.
4- Não se esqueça da “experiência dos funcionários”
Algumas empresas estão indo além do conceito de experiência do cliente e introduzindo o design da “experiência do funcionário”.
O objetivo é identificar as motivações, expectativas e comportamentos dos funcionários para atrair e reter talentos.
Ferramentas como mapas da jornada diária, criação de personas, além de dados de pesquisa, é claro, permitem às empresas transformar positivamente a experiência dos colaboradores no ambiente de trabalho.
5- Aprendizado de longo prazo
Por fim, sem treinamento e aprendizado, não há como ajudar seus funcionários a encararem os desafios da transformação digital. E isso deve ser feito de maneiras inovadoras, que se adequam aos perfis dos novos colaboradores, como o uso de gamificação, por exemplo.
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